Rota 5 - Por terras da baía dos golfinhos

Vinhas, Rio e História

Duração média: 1 dia
Distância percorrida: 53 km
Valor aproximado por pessoa: 20,00€
(valor sujeito a alterações e adaptações aos grupos)

setúbal

Centro Histórico

Comece a visita na Igreja de Jesus, uma das primeiras manifestações do estilo manuelino, evidenciando-se no interior as colunas em forma de cordame náutico e a magnífica abóbada. A Galeria de Pintura Quinhentista reúne uma das melhores coleções de pintura portuguesa antiga.

Siga para a Praça do Bocage, dedicada a um dos maiores poetas do século XVIII, onde se destacam os edifícios da Câmara Municipal e a Igreja de S. Julião, com um belíssimo portal manuelino.

Continue em direção ao Largo da Misericórdia, junto ao qual se situa um ponto de atendimento de turístico da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, onde são visíveis as ruínas de uma antiga fábrica de salga de peixe da época romana. Siga pela Rua António Girão até encontrar a Igreja de St.ª Maria, totalmente reconstruída no século XVI.

Mesmo ao lado, situa-se uma relíquia do barroco, a Casa do Corpo Santo. No exterior, a parede lateral é um vestígio de uma muralha medieval construída para proteger a povoação dos frequentes ataques dos corsários.

Suba até chegar ao Arco de S. Sebastião e visite o Museu do Trabalho. Instalado numa antiga fábrica de conservas de peixe, evoca atividades tradicionais da população através de recriações de uma fábrica de conservas de sardinha e uma mercearia.

Regressando ao Arco de S. Sebastião, desça a Rua Arronches Junqueiro. À esquerda desemboca na Avenida Luísa Todi. Inspirada nos “boulevards” franceses, a avenida surgiu da terraplanagem da antiga praia e representa o desenvolvimento da cidade nos finais do século XIX.

Uma visita ao Mercado do Livramento é obrigatória e a conclusão perfeita para este passeio. Um dos locais mais pitorescos da cidade e o aperitivo para entrar num restaurante e provar uma Sopa do Mar, a célebre Caldeirada de Peixe ou o Choco Frito.

Antes de seguir para o cais de embarque e atravessar o rio Sado em ferry-boat com destino a Troia, não deixe de visitar a Casa da Baía de Setúbal, pertencente ao Clube das Mais Belas Baias do Mundo, é uma sala de visitas da região, que integra, para além do Posto Municipal de Turismo, zonas de exposição e lazer, uma loja de vinhos e produtos regionais, como queijo, mel e doçaria regional. Este espaço é sede da Confraria do Moscatel de Setúbal.

Tróia

Comporta

A travessia do rio Sado permite apreciar a magnífica paisagem e, com alguma sorte, avistar os golfinhos roaz-corvineiros que residem no Estuário do Sado. Várias empresas organizam passeios de observação.

Troia é um belíssimo local que dispõe de alojamento turístico de qualidade, campos de golfe e excelentes praias. Visite a Reserva Botânica das Dunas de Troia, constituída por vegetação rica e colorida de grande valor ecológico e as Ruínas Romanas de Cetóbriga, vestígios de um conjunto fabril romano dos séculos I ao IV.

Mais à frente, a vila da Comporta surge com uma aparência lacustre devido à grande quantidade de água que a rodeia, sendo caraterizada pelos sapais, o cultivo de arroz e uma arquitetura rural muito específica. A sua proximidade com a Reserva Natural do Estuário do Sado permite observar inúmeras espécies de avifauna, nomeadamente as cegonhas.

Não deixe de visitar o peculiar Museu do Arroz, situado numa antiga fábrica de descasque de arroz e também a adega Herdade da Comporta (1). A história desde adega inicia-se em 1836, intimamente ligada à cultura do arroz, a propriedade é incorporada na Companhia das Lezírias do Tejo e do Sado, pertencente à Coroa Portuguesa. Integrada numa paisagem entre o rio e o mar, a herdade tem cerca de 30 hectares de vinha, compreendendo uma adega que atualmente privilegia as mais modernas tecnologia de produção de vinhos, assumindo em simultâneo um projeto sustentável de turismo, modelo de referência na europa.

Seguindo em direção a Alcácer do Sal, à esquerda surge a povoação de Carrasqueira, um pequeno povoado de pescadores onde perduram as cabanas de colmo e bracejo, onde o Porto de Pesca Palafítico é local de visita obrigatório, permitindo uma esplêndida perspetiva sobre os sapais. Escolha uma das magníficas praias e desfrute de um pôr-do-sol inesquecível.

Grandola

Comporta

Retorne à estrada e siga sempre em frente através da EN 261. Passando por Pinheiro da Cruz, vire à esquerda. Aqui encontra uma outra excelente sugestão de visita, a adega da Quinta do Brejinho da Costa (2), um espaço rodeado de vinhedos que permite uma agradável prova de vinhos. Vinhos que conjugam condições inigualáveis com um solo arenoso, um clima único, muito sol e temperados pela proximidade do mar. Esta empresa familiar encara a sua atividade de uma forma sustentada, apelando à proteção da paisagem e ao respeito pelo ambiente.

Retomando ao IC 1, em direção a sul, na localidade de Canal Caveira, encontra a Herdade de Canal Caveira (3). Localizada no sopé da serra de Grândola, na confluência de duas grandes regiões vitivinícolas portuguesas, Setúbal e Alentejo, ergue-se a emblemática casa em forma de castelo. Esta herdade, que recebe a influência marítima da Costa Vicentina, tem uma área de 45 hectares, dos quais 25 são de vinha e os restantes de oliveiras, laranjeiras, sobreiros, azinheiras e pinheiros. Na adega, a visita leva-nos ao último piso para realização da prova de vinhos, com destaque para o primeiro Moscatel Frisante com designação de qualidade da Região Península de Setúbal. 

Visitas Guiadas nas Adegas

Visitas guiadas nas adegas:
Reserva prévia necessária.
Casa Mãe da Rota de Vinhos
212 334 398
info@rotavinhospsetubal.com

(1) Herdade da Comporta
(2) Adega da Quinta do Brejinho da Costa
(3) Herdade de Canal Caveira

Informações úteis:
Posto Municipal de Turismo de Palmela –  212 332 122
Centro de Artesanato Fortuna Artes e Ofícios – 212 871 068
ARCOLSA – 212 888 144

Alojamentos recomendados nas proximidades:
A Serenada Enoturismo – 369 498 014

Rota de Vinhos da Península de Setúbal

Bem vindo à Rota dos Vinhos da Península de Setúbal.
Para navegar neste site, confirme que tem mais de 18 anos e aceite a política de privacidade.
Seja responsável e beba com moderação.

Welcome to the Rota dos Vinhos da Península de Setúbal.
To browse this site, confirm that you are over 18 and accept the privacy policy.
Be responsible and drink in moderation.