Rota 3 - por terras do sado

Vinhas e Golfe

Duração média: 1 dia
Distância percorrida: 50 km
Valor aproximado por pessoa: 20,00€
(valor sujeito a alterações e adaptações aos grupos)

Palmela

Algeruz

A partida tem início no Largo de S. João, junto à Casa Mãe da Rota de Vinhos, uma antiga adega reconvertida em central de reservas para visitas às adegas e loja de vinhos e de produtos regionais. Tome um café e prove um Moscatel de Setúbal.

Desça a Avenida da Liberdade e ao chegar ao entroncamento, vire à direita, seguindo em direção a Setúbal. Passe duas rotundas sempre em frente e vire à esquerda em direção a Estação de Palmela e Poceirão. Uns metros mais à frente vire novamente à esquerda, entrando na estrada municipal 533 e siga a indicação Poceirão.

Pare um pouco mais à frente e efetue uma visita guiada à Adega de Palmela (1). Aprecie as grandes cubas brancas e termine na sala de estágio para uma prova de vinhos, não esquecendo de experimentar o delicioso Moscatel de Setúbal. Por altura das vindimas, conheça o destino das uvas, desde a sua avaliação na receção, pela medição do grau provável, passando pelo esmagamento até à entrada nos depósitos para posterior fermentação.

Algeruz
Mourisca

Em seguida, continue em frente, no cruzamento, vire à direita em direção a Algeruz e conheça o Kartódromo Internacional de Palmela. Para além das atividades desportivas existentes, a Herdade de Algeruz alberga uma antiga adega distinguida em 1937 pela Federação Nacional dos Vinhos, como “a mais moderna adega do país”. Não é um espaço visitável.

Próximo do Kartódromo, pode ainda visitar o Golfe do Montado, um dos campos de golfe de 18 buracos existentes na região, que dispõe de uma unidade de alojamento de qualidade.

Ao sair do Golfe, retome a estrada e continue até E.N. 10, vire para a direita seguindo a indicação Moinho de Maré da Mourisca. Numa paisagem dominada por pequenas explorações agrícolas e manchas florestais de pinheiros e sobreiros, visite o exterior do moinho e se tiver oportunidade, faça uma caminhada pela zona circundante e pelo pequeno porto palafítico.

Retome a estrada nacional em direção a Águas de Moura. Continue sempre em frente em direção a Poceirão. No seu lado esquerdo, pode conhecer a adega Filipe Palhoça Vinhos (2). Esta adega de tradição familiar é exímia na arte de bem receber, tendo sido recentemente completamente renovada. Localiza-se na Quinta da Invejosa e a visita guiada esclarece a razão desde nome. Com início na vinha, que ladeia toda a adega, permite ao visitante acompanhar todo processo produtivo até ao resultado final, com a degustação do vinho na confortável sala de provas. Não deixe de visitar.

Poceirão

Fernando Pó

Retome a estrada até Poceirão, atravesse a passagem de nível e siga a indicação Fernando Pó à direita, sempre acompanhado por uma paisagem marcada pelas extensas plantações de vinhas.

Ao virar para esta aldeia vinhateira, um pouco mais à frente, aproveite para conhecer a Fernão Pó Adega (3) com a sua agradável sala de provas onde será possível recuperar também o folego para continuar este percurso. Aqui, vive-se ainda a genuinidade do antigamente que a Fernão Pó Adega faz questão de manter. A tradição da venda de vinho à porta, onde famílias vindas de todo o país, chegavam ao fim de semana, partilhavam histórias e petiscos e ficavam amigos!

Uns poucos metros mais à frente, à esquerda, encontra a adega Casa Dupó (4). Esta “nova” adega, ou melhor, esta adega totalmente recuperada, vinifica à moda antiga. O seu processo de produção assenta na fermentação do vinho em cubas do tipo argelino. Um método natural de remontagem que permite um rigoroso controlo de temperatura. O estágio é feito em depósitos subterrâneos, conferindo ao vinho um sabor genuíno. Registe este nome!

Retome a estrada e após a passagem de nível, vire à direita para a Rua Manuel João Freitas e visite a adega Casa Ermelinda Freitas (5). Uma adega familiar com quatro gerações de mulheres à frente da tradição vitivinícola. A visita guiada leva a conhecer a adega, a sala de estágios, a vinha pedagógica e o núcleo museológico Casa de Memórias e Afetos de Família. Faça um lanche regional com prova de vinhos e degustação de queijos.

Visitas Guiadas nas Adegas

Reserva prévia necessária.
Casa Mãe da Rota de Vinhos,
212 334 398
info@rotavinhospsetubal.com

(1) Adega de Palmela
(2) Filipe Palhoça Vinhos
(3) Fernão Pó Adega 
(4) Casa Dupó
(5) Casa Ermelinda Freitas

Informações úteis:
Posto Municipal de Turismo de Palmela – 212 332 122
Centro de Artesanato Fortuna Artes e Ofícios – 212 871 068
ARCOLSA – 212 888 144

Alojamentos recomendados nas proximidades:
Pousada do Castelo de Palmela – 212 351 226
Amazónia Palmela – 210 878 520
Casa de Atalaia –  212 350 072

Restaurantes recomendados nas proximidades:
Galeria – 212 596 585

Rota de Vinhos da Península de Setúbal

Bem vindo à Rota dos Vinhos da Península de Setúbal.
Para navegar neste site, confirme que tem mais de 18 anos e aceite a política de privacidade.
Seja responsável e beba com moderação.

Welcome to the Rota dos Vinhos da Península de Setúbal.
To browse this site, confirm that you are over 18 and accept the privacy policy.
Be responsible and drink in moderation.