Rota 1 - Por terras de Santiago

História, Património e Artesanato

Duração média: 1 dia
Distância percorrida: 15 km
Valor aproximado por pessoa: 20,00€
(valor sujeito a alterações e adaptações aos grupos)

Palmela

Percurso Pedestre

O percurso pedestre tem início no Castelo de Palmela, monumento nacional desde 1910. Dentro das muralhas do Castelo encontra o Posto de Turismo; o antigo Convento de Santiago, reconvertido em Pousada de Portugal; a Igreja de Santiago; as ruínas da Igreja de St.ª Maria, onde se situa o Gabinete de Estudos da Ordem de Santiago e o Museu Municipal, com o Espaço Arqueológico, o Espaço de Transmissões Militares e a Reserva Visitável “Escultura S. Tiago”.

Desça até à Igreja de S. Pedro e aprecie a bela fachada do edifício dos Paços do Concelho. Siga em direção ao Largo Duque de Palmela e observe o Pelourinho e a Igreja da Misericórdia.

Caminhando pelo

Centro Histórico

Continue o percurso pela Rua Hermenegildo Capelo, até ao Largo do Mercado. Retorne acima à Rua Mouzinho de Albuquerque, siga em frente e atravesse o Largo do Boavista, descendo a escadaria. Na Rua Heliodoro Salgado, visite a adega Casa de Atalaia (1). Esta antiga adega foi renovada e atualmente possui uma loja de vinhos, localizada junto ao tegão e à destilaria onde é possível tomar um café, degustar produtos locais e apreciar os vinhos da casa. Na loja ou no pátio, esta visita permite uma agradável paragem. Aproveite para conhecer o alojamento Casa da Atalaia, um pouco mais a acima na mesma rua.

Desça a Heliodoro Salgado e entre na Rua do Passadiço. Chegando ao Largo Marquês de Pombal, desça pelas Escadinhas dos Caracoleiros, siga pela Rua Augusto Cardoso e continue em direção ao Largo do Chafariz D. Maria I.

Aqui perto pode visitar a adega Xavier Santana (2) e conhecer os seus vinhos numa visita guiada a este espaço cheio de tradição, com data de fundação em 1926.

Localizada à entrada da vila de Palmela, esta adega dá as boas vindas a quem visita a vila, oferecendo uma soberba vista panorâmica sobre o Vale de Barris e Serra da Arrábida. Antigamente, a atividade comercial centrava-se na produção e comercialização de vinho a barril e de azeitonas. A conjetura alterou-se e atualmente a adega dispõe de uma ampla sala de visitas para realização de provas de vinhos e eventos únicos. 

Algeruz

Suba até ao Largo de S. João Batista, atravessando o Jardim Joaquim José de Carvalho. Neste Largo, pode apreciar o exterior da Capela de S. João Baptista, o Coreto, a Biblioteca Municipal o Cine Teatro S. João e a Casa Mãe da Rota de Vinhos.

Este edifício foi uma antiga adega, reconvertido em ponto de informação enoturística, é também uma loja de vinhos e de produtos regionais. Aqui é possível comprar os vinhos das adegas aderentes a preço de adega e realizar provas de vinhos e produtos regionais.

Suba agora a Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral e encontre uma outra antiga adega, a Casa Agrícola Assis Lobo (3).

Localizada no centro histórico da vila, esta adega tem 70 anos de história. A viticultura sempre foi o sustento dos antecessores, estando o negócio orientado para a venda de vinho a granel. A produção assentava essencialmente numa única casta, a Periquita (Castelão).

Contudo, nas últimas décadas e face às novas tendências de consumo, tanto a nível nacional como a nível internacional, um novo ciclo se iniciou, com a diversificação das castas plantadas. Através do seu moderno centro de vinificação em Fernando Pó, esta adega produz vinhos exclusivamente com uvas próprias, provenientes das zonas mais nobres da região de Palmela.

Palmela

Quinta do Anjo

Dirija-se agora à sua viatura e siga até ao Largo do Chafariz D. Maria I. Continue e suba em direção à Serra do Louro. Avance em frente e conheça a Quinta do Piloto (4), com a sua maravilhosa vista panorâmica sobre a cidade de Lisboa, num espaço com mais de quatro gerações da família ligadas à história do vinho. Pode fazer uma visita guiada à adega, e no final realizar uma prova de vinho, vinificado pelos métodos ancestrais da região, com recurso às ânforas argelinas. Conheça ainda o alojamento enoturístico disponível.

Bem perto, visite o Centro Moinhos Vivos. Aqui pode aprender a produzir pão de forma artesanal ou passear de burro – uma burricada, como é designada – e apreciar a bela paisagem do Parque Natural da Arrábida, Vale dos Barris e vila de Palmela.

Retome à estrada nacional e siga em direção à aldeia de Quinta do Anjo. Faça uma paragem, à direita, para conhecer a Adega Camolas (5), uma empresa familiar, com ligações profundas à vinha e ao vinho desde a década de 70. Na sua segunda geração, a adega tem-se destacado pelos prémios recebidos e seu constante crescimento. A produção dos vinhos resulta da colheita de uvas de várias parcelas de vinhas próprias espalhadas pelas zonas nobres dos vinhedos do concelho de Palmela.

Retome a estrada e, mais à frente, vire à esquerda para visitar o centro de artesanato Fortuna Artes e Ofícios, onde a cerâmica é tratada de forma genuína e artesanal. Experimente um dos ateliers de cerâmica artística ou pintura de azulejo.

Algeruz

Em Quinta do Anjo, duas adegas para conhecer. A adega Casa Agrícola Horácio Simões (6), onde pode encontrar as antigas caldeiras de destilação de aguardente na sala de provas, bem como vários produtos regionais. Se visitar a adega na época das vindimas, pode observar a pisa das uvas nos lagares. Faça um lanche regional com prova de vinhos acompanhada por produtos tradicionais!

Visite também a adega Venâncio da Costa Lima (7) e vai conhecer uma adega fundada em 1914 de portas abertas para o receber. Empresa familiar de produção tradicional, onde persiste uma pequena oficina de tanoaria. Na sala de estágio dos vinhos pode apreciar os grandes tonéis de madeira com capacidade para cerca de 250 litros de vinho e as antigas caldeiras de destilação de aguardente. Faça uma visita guiada!

Mesmo ao lado da adega Venâncio da Costa Lima, encontre o espaço Lima Fortuna, onde funcionou um antigo lagar de azeite, construído pelos frades da Ordem de Sant’Iago, em finais do séc. XVII. É aqui que atualmente se produz licores e bebidas espirituosas, nomeadamente o secular digestivo Arrabidine – o Segredo dos Monges da Arrábida, produzido pelo método antigo, na mesma família há três gerações. 

Quinta do Anjo
Cabanas

Quinta do Anjo é terra das queijarias que produzem o famoso Queijo de Azeitão, produto certificado de qualidade reconhecida feito com leite de ovelha cru, cardo e sal.

Para mais informações sobre esta iguaria, siga em direção a Cabanas, percorrendo as plantações de vinhas. Ao passar esta localidade, vire à direita para conhecer a ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, com o seu espaço interpretativo sobre o Queijo de Azeitão.

A caminho desta Associação, pode visitar o exterior da Capela de S. Gonçalo, classificada como Imóvel de Interesse Municipal.

Visitas Guiadas nas Adegas

Reserva prévia necessária.
Casa Mãe da Rota de Vinhos,
+351 212 334 398
info@rotavinhospsetubal.com

(1) Casa de Atalaia
(2) Xavier Santana
(3) Casa Agrícola Assis Lobo
(4) Quinta do Piloto
(5) Adega Camolas
(6) Casa Agrícola Horácio Simões
(7) Venâncio da Costa Lima

Informações úteis:
Posto Municipal de Turismo de Palmela – 212 332 122
Centro de Artesanato Fortuna Artes e Ofícios – 212 871 068
ARCOLSA – 212 888 144

Alojamentos recomendados nas proximidades:
Amazónia Palmela – 210 878 520
Casa de Atalaia – 212 350 072
Porta da Arrábida Hostel & Suites – 212 337 090
Pousada do Castelo de Palmela – 212 351 226
Quinta do Piloto – 212 333 030

Outros alojamento recomendados:
A Serenada Enoturismo – 269 498 014
Quinta de Alcube – 212 191 566
Quinta de Catralvos – 212 197 610

Restaurantes recomendados nas proximidades:
3ª Geração – 212 350 152
Culto Café – 926 578 578
Dona Isilda – 212 333 255
Pousada do Castelo de Palmela – 212 351 226
Retiro Azul – 212 333 070

Outros restaurantes recomendados:
Galeria – 212 596 585

Rota de Vinhos da Península de Setúbal

Bem vindo à Rota dos Vinhos da Península de Setúbal.
Para navegar neste site, confirme que tem mais de 18 anos e aceite a política de privacidade.
Seja responsável e beba com moderação.

Welcome to the Rota dos Vinhos da Península de Setúbal.
To browse this site, confirm that you are over 18 and accept the privacy policy.
Be responsible and drink in moderation.