Rota 2 - por terras da arrábida

Vinho, Arte e Natureza

Duração média: 2 dia
Distância percorrida: 64 km
Valor aproximado por pessoa: 20,00€
(valor sujeito a alterações e adaptações aos grupos)

Vila Nogueira de Azeitão

Vila Fresca de Azeitão

A estrada é ladeada pelas vinhas e pastagens da Quinta de Camarate, que se dedica à produção de Queijo de Azeitão e também à criação de ovinos. Ao chegar a Vila Fresca de Azeitão sugere-se uma visita às oficinas S. Simão Arte para pintar um azulejo ou travar conhecimento com o artesanato da região. Visite também a Igreja de S. Simão.

Retome o percurso até à EN 10 e siga em direção a Setúbal. Após Aldeia Grande, vire à esquerda e siga pela estrada do Vale de Alcube. Ao passar a pequena ponte, junto a uma azenha em ruínas, encontra o portão de acesso à Adega Quinta de Alcube (1).

Uma pequena adega familiar, inserida numa quinta plena de encanto com o seu solar, o regato, o pomar – onde ainda se produzem as outrora famosas Laranjas de Setúbal – e a criação de gado. Para além dos vinhos de qualidade, a quinta produz ainda mel e queijos. Faça uma pausa a meio da manhã e prove o vinho e o queijo produzidos nesta Quinta. Esta Quinta possui ainda um alojamento enoturístico completamente integrado na paisagem que permitirá um relaxante estadia.

Ao sair, retome a estrada até chegar à Quinta da Bacalhôa (2) para conhecer o seu Palácio, pertencente atualmente ao grupo Bacalhôa – Vinhos de Portugal, um dos melhores exemplares da arquitetura renascentista portuguesa e um importante repositório de azulejaria, classificado como Monumento Nacional. Uma parte da quinta é ocupada com vinha, que produz o famoso vinho Quinta da Bacalhôa.

Em seguida, visite uma fábrica de azulejos, a Azulejos de Azeitão, que mantém a produção manual, utilizando a técnica da faiança e técnica de aresta e onde é possível pintar um azulejo.

Continue em direção a Vila Nogueira de Azeitão. No percurso, uma placa assinala a presença de um importante conjunto de Oliveiras Milenares, classificadas como Património Natural.

Siga em direção às vinhas da Quinta da Bassaqueira, onde está instalada a adega Bacalhôa – Vinhos de Portugal, um espaço de simbiose entre vinhos, arte e natureza. A adega de linhas modernas é rodeada por belíssimos jardins com oliveiras milenares, estatuária contemporânea e um jardim japonês. Nas traseiras, encontram-se as vinhas e um lago com peixes e patos exóticos. No interior, o Moscatel de Setúbal envelhece em barricas, enquadradas por uma extraordinária coleção de azulejos do séc. XV ao XIX e uma exposição de arte africana.

Uma vez que está em Vila Nogueira de Azeitão, aproveite para conhecer o exterior do Palácio dos Duques de Aveiro, o Pelourinho, a Igreja de S. Lourenço e a Fonte dos Pasmados.

A visita segue até às Caves José Maria da Fonseca (3), aprecie o culto da arte e das antigas tradições. A bela fachada da casa e o seu interior são uma viagem pela história desta adega, evocada por antigas máquinas, prémios e diversos artefatos. Um aprazível jardim dá acesso às caves de envelhecimento dos vinhos. Conheça as antigas adegas: Adega dos Teares Novos e Adega da Mata, onde estagia nesta última o famoso vinho Periquita. Na Adega dos Teares Velhos, o Moscatel de Setúbal envelhece em centenas de barricas.

Em frente à José Maria da Fonseca, visite o Lavadouros de Azeitão, com o seu agradável tanque recuperado. Vila Nogueira de Azeitão é também o lugar ideal para saborear especialidades gastronómicas, como as Tortas de Azeitão ou os Esses de Azeitão.

Continue e parta à descoberta da Serra da Arrábida. Após Aldeia de Irmãos, no entroncamento, existem dois percursos: diretamente para o Parque Natural da Arrábida ou a visita a uma adega, seguindo-se um desvio para conhecer o Cabo Espichel.

SETÚBAL – ARRÁBIDA

PARQUE NATURAL
Algeruz

Seguindo pela estrada da esquerda, encontra uma paisagem marcada essencialmente por vinhas e no entroncamento terá duas opções:

~ Descer para visitar a praia do Portinho da Arrábida, onde encontra o Museu de Oceanografia e das Pescas, instalado numa antiga fortaleza e a Lapa de Santa Margarida. Retome ao entroncamento e continue pelo cimo da serra ou siga a estrada em direção a Setúbal, percorrendo as praias. Durante a época balnear não é possível realizar este percurso.

~ Continuar pelo cimo da serra, onde encontra uma pequena guarita e um Miradouro, com uma esplêndida panorâmica sobre as praias. Após a curva, surge a entrada para o Convento da Arrábida, construção que se integra de forma harmoniosa com a paisagem parecendo obra da própria natureza.

A estrada, serpenteando ao longo da encosta, proporciona excecionais belezas naturais até à cidade de Setúbal. Encontra sugestões de visita a esta cidade na Rota 6.

CaBO ESPICHEL

Adega

Se optar por visitar uma adega, a Malo Wines (4), deve seguir pela estrada da direita, logo após a Aldeia de Irmãos, em direção a Sesimbra. Um pouco mais à frente, novamente à direita, encontra a Quinta de Catralvos, onde se localiza esta adega, implantada no sopé da Serra da Arrábida, produz vinhos de qualidade reconhecida e integra um distinto projeto de enoturismo que inclui um alojamento integrado com a paisagem de vinha que o rodeia. Faça uma visita com prova de vinhos.

Para terminar o percurso, visite ainda o Cabo Espichel. Siga em direção a Sesimbra, passando por Santana e seguindo depois as indicações para o Cabo. Aqui, encontra as falésias escarpadas que caem abruptamente sobre o mar, o conjunto arquitetónico do Santuário de N.ª Sr.ª do Cabo e a Ermida da Memória. Perto deste local, junto à praia dos Lagosteiros, foram descobertas pegadas e rastos de cauda fossilizadas de dinossauros.

Visitas Guiadas nas Adegas

Reserva prévia necessária.
Casa Mãe da Rota de Vinhos
212 334 398
info@rotavinhospsetubal.com.

(1) Quinta de Alcube
(2) Bacalhôa Vinhos de Portugal
(3) José Maria da Fonseca
(4) Malo Wines

Informações úteis:
Posto de Municipal de Turismo de Azeitão – 212 180 729
Convento da Arrábida – 212 180 520
Posto Municipal de Turismo de Sesimbra – 212 288 540

Alojamentos recomendados nas proximidades:
Quinta de Alcube  – 212 191 566
Quinta de Catralvos – 212 197 610

Outros alojamentos recomendados:
A Serenada Enoturismo – 269 498 014
Amazónia Palmela – 210 878 520
Casa de Atalaia, Palmela – 212 350 072
Porta da Arrábida Hostel & Suites – 212 337 090
Pousada do Castelo de Palmela – 212 351 226
Quinta do Piloto – 212 333 030

Restaurantes recomendados:
3ª Geração – 212 350 152
Culto Café – 926 578 578
Dona Isilda – 212 333 255
Pousada do Castelo de Palmela – 212 351 226
Retiro Azul, Palmela – 212 333 070
Galeria, Cova da Piedade – 212 596 585

Rota de Vinhos da Península de Setúbal

Bem vindo à Rota dos Vinhos da Península de Setúbal.
Para navegar neste site, confirme que tem mais de 18 anos e aceite a política de privacidade.
Seja responsável e beba com moderação.

Welcome to the Rota dos Vinhos da Península de Setúbal.
To browse this site, confirm that you are over 18 and accept the privacy policy.
Be responsible and drink in moderation.