Rota 2 - por terras da arrábida

Vinho, Arte e Natureza

Duração média. 2 dia
Distância percorrida. 64 km
Valor aproximado por pessoa. 20,00€
(valor sujeito a alterações e adaptações aos grupos)

Vila fresca de Azeitão

Vila Nogueira de Azeitão

A estrada é ladeada pelas vinhas e pastagens da Quinta de Camarate, que se dedica à produção de Queijo de Azeitão e também à criação de ovinos. Ao chegar a Vila Fresca de Azeitão sugere-se uma visita às oficinas S. Simão Arte para pintar um azulejo ou travar conhecimento com o artesanato da região. Visite também a Igreja de S. Simão.

Retome o percurso até à EN 10 e siga em direção a Setúbal. Após Aldeia Grande, vire à esquerda e siga pela estrada do Vale de Alcube. Ao passar a pequena ponte, junto a uma azenha em ruínas, encontra o portão de acesso à Adega Quinta de Alcube (1).

Uma pequena adega familiar, inserida numa quinta plena de encanto com o seu solar, o regato, o pomar – onde ainda se produzem as outrora famosas Laranjas de Setúbal – e a criação de gado. Para além dos vinhos de qualidade, a quinta produz ainda mel e queijos. Faça uma pausa a meio da manhã e prove o vinho e o queijo produzidos nesta Quinta. Esta Quinta possui ainda um alojamento enoturístico completamente integrado na paisagem que permitirá um relaxante estadia.

Ao sair, retome a estrada até chegar à Quinta da Bacalhôa (2) para conhecer o seu Palácio, pertencente atualmente ao grupo Bacalhôa – Vinhos de Portugal, um dos melhores exemplares da arquitetura renascentista portuguesa e um importante repositório de azulejaria, classificado como Monumento Nacional. Uma parte da quinta é ocupada com vinha, que produz o famoso vinho Quinta da Bacalhôa.

Em seguida, visite uma fábrica de azulejos, a Azulejos de Azeitão, que mantém a produção manual, utilizando a técnica da faiança e técnica de aresta e onde é possível pintar um azulejo.

Continue em direção a Vila Nogueira de Azeitão. No percurso, uma placa assinala a presença de um importante conjunto de Oliveiras Milenares, classificadas como Património Natural.

Siga em direção às vinhas da Quinta da Bassaqueira, onde está instalada a adega Bacalhôa – Vinhos de Portugal, um espaço de simbiose entre vinhos, arte e natureza. A adega de linhas modernas é rodeada por belíssimos jardins com oliveiras milenares, estatuária contemporânea e um jardim japonês. Nas traseiras, encontram-se as vinhas e um lago com peixes e patos exóticos. No interior, o Moscatel de Setúbal envelhece em barricas, enquadradas por uma extraordinária coleção de azulejos do séc. XV ao XIX e uma exposição de arte africana.

Uma vez que está em Vila Nogueira de Azeitão, aproveite para conhecer o exterior do Palácio dos Duques de Aveiro, o Pelourinho, a Igreja de S. Lourenço e a Fonte dos Pasmados.

A visita segue até às Caves José Maria da Fonseca (3), aprecie o culto da arte e das antigas tradições. A bela fachada da casa e o seu interior são uma viagem pela história desta adega, evocada por antigas máquinas, prémios e diversos artefatos. Um aprazível jardim dá acesso às caves de envelhecimento dos vinhos. Conheça as antigas adegas: Adega dos Teares Novos e Adega da Mata, onde estagia nesta última o famoso vinho Periquita. Na Adega dos Teares Velhos, o Moscatel de Setúbal envelhece em centenas de barricas.

Em frente à José Maria da Fonseca, visite o Lavadouros de Azeitão, com o seu agradável tanque recuperado. Vila Nogueira de Azeitão é também o lugar ideal para saborear especialidades gastronómicas, como as Tortas de Azeitão ou os Esses de Azeitão.

Continue e parta à descoberta da Serra da Arrábida. Após Aldeia de Irmãos, no entroncamento, existem dois percursos: diretamente para o Parque Natural da Arrábida ou a visita a uma adega, seguindo-se um desvio para conhecer o Cabo Espichel.

SETÚBAL – ARRÁBIDA

Parque Natural
Algeruz

Seguindo pela estrada da esquerda, encontra uma paisagem marcada essencialmente por vinhas e no entroncamento terá duas opções:

~ Descer para visitar a praia do Portinho da Arrábida, onde encontra o Museu de Oceanografia e das Pescas, instalado numa antiga fortaleza e a Lapa de Santa Margarida. Retome ao entroncamento e continue pelo cimo da serra ou siga a estrada em direção a Setúbal, percorrendo as praias. Durante a época balnear não é possível realizar este percurso.

~ Continuar pelo cimo da serra, onde encontra uma pequena guarita e um Miradouro, com uma esplêndida panorâmica sobre as praias. Após a curva, surge a entrada para o Convento da Arrábida, construção que se integra de forma harmoniosa com a paisagem parecendo obra da própria natureza.

A estrada, serpenteando ao longo da encosta, proporciona excecionais belezas naturais até à cidade de Setúbal. Encontra sugestões de visita a esta cidade na Rota 5.

adega

Cabo Espichel

Se optar por visitar uma adega, a Malo Wines (4), deve seguir pela estrada da direita, logo após a Aldeia de Irmãos, em direção a Sesimbra. Um pouco mais à frente, novamente à direita, encontra a Quinta de Catralvos, onde se localiza esta adega, implantada no sopé da Serra da Arrábida, produz vinhos de qualidade reconhecida e integra um distinto projeto de enoturismo que inclui um alojamento integrado com a paisagem de vinha que o rodeia. Faça uma visita com prova de vinhos.

Para terminar o percurso, visite ainda o Cabo Espichel. Siga em direção a Sesimbra, passando por Santana e seguindo depois as indicações para o Cabo. Aqui, encontra as falésias escarpadas que caem abruptamente sobre o mar, o conjunto arquitetónico do Santuário de N.ª Sr.ª do Cabo e a Ermida da Memória. Perto deste local, junto à praia dos Lagosteiros, foram descobertas pegadas e rastos de cauda fossilizadas de dinossauros.

Visitas Guiadas nas Adegas

Reserva prévia necessária.
Casa Mãe da Rota de Vinhos
212 334 398
info@rotavinhospsetubal.com.

(1) Quinta de Alcube
(2) Bacalhôa Vinhos de Portugal
(3) José Maria da Fonseca
(4) Malo Wines

Informações úteis:
Posto de Municipal de Turismo de Azeitão – 212 180 729
Convento da Arrábida – 212 180 520
Posto Municipal de Turismo de Sesimbra – 212 288 540

Alojamentos recomendados nas proximidades:
Quinta de Alcube  – 212 191 566
Quinta de Catralvos – 212 197 610

Outros alojamentos recomendados:
A Serenada Enoturismo – 269 498 014
Amazónia Palmela – 210 878 520
Casa de Atalaia, Palmela – 212 350 072
Porta da Arrábida Hostel & Suites – 212 337 090
Pousada do Castelo de Palmela – 212 351 226
Quinta do Piloto – 212 333 030

Restaurantes recomendados:
3ª Geração – 212 350 152
Culto Café – 926 578 578
Dona Isilda – 212 333 255
Pousada do Castelo de Palmela – 212 351 226
Retiro Azul, Palmela – 212 333 070

Outros restaurantes recomendados:
Galeria, Cova da Piedade – 212 596 585