fbpx

Rota 4 - Por terras de colonos, ferroviários e antigas devoções

Colonos, Ferroviários e Antigas Devoções

Duração média. 1 dia
Distância percorrida. 72 km
Valor aproximado por pessoa. 20,00€
(valor sujeito a alterações e adaptações aos grupos)

Palmela

Pinhal Novo

O percurso tem início no Largo de S. João Batista, junto à Casa Mãe da Rota de Vinhos. Entre e conheça um pouco dos vinhos e adegas da região, neste espaço que é sede da Rota de Vinhos da Península de Setúbal. Faça uma degustação da variada doçaria regional acompanhada por um Moscatel de Setúbal.

Suba a Avenida Dr. Atáz Godinho de Matos até à Igreja de S. Pedro. Desça a estrada em direção a Setúbal e no cruzamento, vire à esquerda, seguindo a indicação Palmela.

Uns metros à frente, à direita, pode conhecer a Sociedade Vinícola de Palmela (1). A Sociedade Vinícola de Palmela foi criada no ano de 1964 por um grupo de vitivinicultores com o objetivo de engarrafar o vinho das suas produções, numa época em que a comercialização de vinhos era a granel e a barril. Atualmente é uma empresa de referência na produção de vinhos, Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal. Tem ainda uma sui generis coleção de garrafas assinadas.

Continue a estrada, contornando a rotunda do Largo do Chafariz D. Maria I, retomando novamente em direção a Setúbal. Passe a primeira rotunda e, na segunda, saia para a esquerda, em direção a Pinhal Novo.

A dar as boas vindas a Pinhal Novo, está a adega ASL Tomé (2), localizada à entrada desta localidade. Aproveite para conhecer os vinhos da empresa em funcionamento mais antiga de Pinhal Novo, tendo iniciado a produção em 1953 sob a designação de ‘Américo de Sousa Lopes & Herdeiros’ e apenas mais tarde, o nome foi abreviado para ASL Tomé.  Para além de loja de vinhos, a adega tem um winebar, com espaço para eventos, onde se realizam festas, concertos, teatro e exposições de pintura, artesanato e de fotografia.

Dirija-se agora ao Largo José Maria dos Santos, observe o Coreto, os painéis de azulejos de 1938 na antiga Estação dos Caminhos-de-ferro e a Capela de S. José. Continue a estrada seguindo as indicações Rio Frio e conheça a Biblioteca e o Mercado Municipal.

No cruzamento siga em frente, entrando na Herdade de Rio Frio e aproveite para observar o exterior do Palácio de Rio Frio e a antiga Sociedade Agrícola de Rio Frio que, no século XIX, possuía a maior vinha contínua do mundo, com mais de 4.000 hectares. Aqui pode tomar contacto com algumas atividades equestres, uma vez que este local é um polo equestre que recebe inúmeras provas nacionais e internacionais. 

Rio Frio

Atalaia - Montijo
Algeruz

Ao sair da Herdade de Rio Frio, vire à direita e siga até à localidade do Alto-Estanqueiro, onde se localiza a maior parte das estufas de flores, que fazem do Montijo a capital da flor.

No cruzamento, vire novamente à direita em direção a Atalaia e surpreenda-se com o majestoso Santuário de N.ª Sr.ª da Atalaia. Durante as festas da terra no último fim-de-semana de agosto, o Santuário acolhe peregrinos, romeiros e forasteiros. Visite o Cruzeiro Gótico Bizantino e descubra o Museu Agrícola de Atalaia com a sua reconstituição de uma antiga taberna.

Aproveite a proximidade e descubra os encantos do centro histórico da cidade de Montijo. Visite a Frente Ribeirinha com o seu Moinho de Maré do Cais e aproveite para conhecer o renovado Moinho de Vento.

montijo

Santo Isidro de Pegões

Retome a estrada e continue em direção a Pegões. Durante este percurso pode observar uma extensa área de montado de pasto e vinhas. Em Santo Isidro de Pegões, observe o antigo Colonato Agrícola de Pegões, um complexo agrícola criado pelo Estado Novo, desenvolvido com recurso aos trabalhadores rurais, nos anos 40 e 50. Conheça também a Igreja de St.º Isidro de Pegões integrada neste complexo.

A escassos metros, localiza-se a Adega de Pegões (3). Edificada em 1958, esta moderna empresa é altamente competitiva, sendo prova disso os prémios nacionais e internacionais obtidos. A história desta adega cruza-se com a história de Portugal, pois foi o grande proprietário rural e industrial de cerveja, José Rovisco Pais, quem doou as suas herdades de Pegões aos Hospitais Civis de Lisboa. Nelas viria a ser executado o maior projeto de colonização interna com a fixação de centenas de casais agrícolas e a plantação de 830 hectares de vinha. A Cooperativa Agrícola veio fornecer o apoio técnico e logístico à produção dos primeiros vinhos de Pegões.

Ao sair da adega, siga em frente até ao entroncamento. A poucos quilómetros, no sentido de Vendas Novas, encontra o Fontanário de Pegões, nome igualmente atribuído a um dos prestigiados vinhos produzidos na adega.

Se tiver oportunidade visite Canha, uma vila medieval, onde o cavalo assume as influências ribatejanas do concelho de Montijo. Não deixe de conhecer o Museu Etnográfico, que pretende valorizar o património e costumes de Canha.

Retorne agora à Adega de Pegões e siga as indicações para Fernando Pó, encontrando pelo caminho do seu  lado direito a Herdade de Pegos Claros (4). Uma herdade secular que data de 1920, localizada no concelho de Palmela, uma parte do seu limite coincide com a separação dos concelhos de Palmela e Montijo. A adega de Pegos Claros integra nos seus métodos de vinificação alguns equipamentos antigos e tem-se afirmado pela produção de vinhos com um perfil distinto com base na casta mais tradicional da região, o Castelão.

Visitas Guiadas nas Adegas

Reserva prévia necessária.
Casa Mãe da Rota de Vinhos:
212 334 398
info@rotavinhospsetubal.com

(1) Sociedade Vinícola de Palmela
(2) ASL Tomé
(3) Adega de Pegões
(4) Herdade de Pegos Claros

Informações úteis:
Posto de Municipal de Turismo de Palmela – 212 332 122
Posto Municipal de Turismo Montijo – 212 313 485
Museu Agrícola da Atalaia – 212 323 030
Museu Etnográfico de Canha – 265 897 859

Alojamentos recomendados nas proximidades:
Amazónia (Palmela) – 210 878 520
Casa de Atalaia (vila de Palmela) – 212 350 072
Delmira Vineyard House (Fernando Pó) – 917 500 198
Humus Farm (Fernando Pó) – 265 103 316
Porta da Arrábida Hostel & Suites (Vila de Palmela) – 212 337 090
Pousada de Palmela – 212 351 226
Quinta de Catralvos (Azeitão) – 212 197 610
Quinta do Piloto (Palmela)- 212 333 030

Outros alojamento recomendados:
A Serenada Enoturismo (Grândola) – 269 498 014

Restaurantes recomendados:
3ª Geração (vila de Palmela) – 212 350 152
Culto Café (vila de Palmela) – 926 578 578
Dona Isilda (Palmela) – 212 333 255
Galeria (Cova da Piedade) – 212 596 585
Pousada de Palmela – 212 351 226
Taverna O Bobo da Corte (Palmela) – 935 205 936
Wine Corner By José Maria da Fonseca ( Vila Nogueira de Azeitão) – 212 191 366

Rota de Vinhos da Península de Setúbal

Bem vindo à Rota dos Vinhos da Península de Setúbal.
Para navegar neste site, confirme que tem mais de 18 anos e aceite a política de privacidade.
Seja responsável e beba com moderação.

Welcome to the Rota dos Vinhos da Península de Setúbal.
To browse this site, confirm that you are over 18 and accept the privacy policy.
Be responsible and drink in moderation.