Rota 4 - Por terras de colonos, ferroviários e antigas devoções

Colonos, Ferroviários e Antigas Devoções

Duração média. 1 dia
Distância percorrida. 72 km
Valor aproximado por pessoa. 20,00€
(valor sujeito a alterações e adaptações aos grupos)

Palmela

Pinhal Novo

O percurso tem início no Largo de S. João Batista, junto à Casa Mãe da Rota de Vinhos. Entre e conheça um pouco dos vinhos e adegas da região, neste espaço que é sede da Rota de Vinhos da Península de Setúbal. Faça uma degustação da variada doçaria regional acompanhada por um Moscatel de Setúbal.

Suba a Avenida Dr. Atáz Godinho de Matos até à Igreja de S. Pedro. Desça a estrada em direção a Setúbal e no cruzamento, vire à esquerda, seguindo a indicação Palmela.

Uns metros à frente, à direita, pode conhecer a Adega SIVIPA (1). A Sociedade Vinícola de Palmela foi criada no ano de 1964 por um grupo de vitivinicultores com o objetivo de engarrafar o vinho das suas produções, numa época em que a comercialização de vinhos era a granel e a barril. Atualmente é uma empresa de referência na produção de vinhos, Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal. Tem ainda uma sui generis coleção de garrafas assinadas.

Continue a estrada, contornando a rotunda do Largo do Chafariz D. Maria I, retomando novamente em direção a Setúbal. Passe a primeira rotunda e, na segunda, saia para a esquerda, em direção a Pinhal Novo.

A dar as boas vindas a Pinhal Novo, está a Adega ASL Tomé (2), localizada à entrada desta localidade. Aproveite para conhecer os vinhos da empresa em funcionamento mais antiga de Pinhal Novo, tendo iniciado a produção em 1953 sob a designação de ‘Américo de Sousa Lopes & Herdeiros’ e apenas mais tarde, o nome foi abreviado para ASL Tomé.  Para além de loja de vinhos, a adega tem um winebar, com espaço para eventos, onde se realizam festas, concertos, teatro e exposições de pintura, artesanato e de fotografia.

Dirija-se agora ao Largo José Maria dos Santos, observe o Coreto, os painéis de azulejos de 1938 na antiga Estação dos Caminhos-de-ferro e a Capela de S. José. Continue a estrada seguindo as indicações Rio Frio e conheça a Biblioteca e o Mercado Municipal.

No cruzamento siga em frente, entrando na Herdade de Rio Frio e aproveite para observar o exterior do Palácio de Rio Frio e a antiga Sociedade Agrícola de Rio Frio que, no século XIX, possuía a maior vinha contínua do mundo, com mais de 4.000 hectares. Aqui pode tomar contacto com algumas atividades equestres, uma vez que este local é um polo equestre que recebe inúmeras provas nacionais e internacionais.

Rio Frio

Atalaia - Montijo
Algeruz

Ao sair da Herdade de Rio Frio, vire à direita e siga até à localidade do Alto-Estanqueiro, onde se localiza a maior parte das estufas de flores, que fazem do Montijo a capital da flor.

No cruzamento, vire novamente à direita em direção a Atalaia e surpreenda-se com o majestoso Santuário de N.ª Sr.ª da Atalaia. Durante as festas da terra no último fim-de-semana de agosto, o Santuário acolhe peregrinos, romeiros e forasteiros. Visite o Cruzeiro Gótico Bizantino e descubra o Museu Agrícola de Atalaia com a sua reconstituição de uma antiga taberna.

Aproveite a proximidade e descubra os encantos do centro histórico da cidade de Montijo. Visite a Frente Ribeirinha com o seu Moinho de Maré do Cais e aproveite para conhecer o renovado Moinho de Vento.

montijo

Santo Isidro de Pegões

Retome a estrada e continue em direção a Pegões. Durante este percurso pode observar uma extensa área de montado de pasto e vinhas. Em Santo Isidro de Pegões, observe o antigo Colonato Agrícola de Pegões, um complexo agrícola criado pelo Estado Novo, desenvolvido com recurso aos trabalhadores rurais, nos anos 40 e 50. Conheça também a Igreja de St.º Isidro de Pegões integrada neste complexo.

A escassos metros, localiza-se a Adega de Pegões (3). Edificada em 1958, esta moderna empresa é altamente competitiva, sendo prova disso os prémios nacionais e internacionais obtidos. A história desta adega cruza-se com a história de Portugal, pois foi o grande proprietário rural e industrial de cerveja, José Rovisco Pais, quem doou as suas herdades de Pegões aos Hospitais Civis de Lisboa. Nelas viria a ser executado o maior projeto de colonização interna com a fixação de centenas de casais agrícolas e a plantação de 830 hectares de vinha. A Cooperativa Agrícola veio fornecer o apoio técnico e logístico à produção dos primeiros vinhos de Pegões.

Ao sair da adega, siga em frente até ao entroncamento. A poucos quilómetros, no sentido de Vendas Novas, encontra o Fontanário de Pegões, nome igualmente atribuído a um dos prestigiados vinhos produzidos na adega.

Se tiver oportunidade visite Canha, uma vila medieval, onde o cavalo assume as influências ribatejanas do concelho de Montijo. Não deixe de conhecer o Museu Etnográfico, que pretende valorizar o património e costumes de Canha.

Retorne agora à Adega de Pegões e siga as indicações para Fernando Pó, encontrando pelo caminho do seu  lado direito a Herdade de Pegos Claros (4). Uma herdade secular que data de 1920, localizada no concelho de Palmela, uma parte do seu limite coincide com a separação dos concelhos de Palmela e Montijo. A adega de Pegos Claros integra nos seus métodos de vinificação alguns equipamentos antigos e tem-se afirmado pela produção de vinhos com um perfil distinto com base na casta mais tradicional da região, o Castelão.

Visitas Guiadas nas Adegas

Reserva prévia necessária.
Casa Mãe da Rota de Vinhos:
212 334 398
info@rotavinhospsetubal.com

(1) SIVIPA
(2) ASL Tomé
(3) Adega de Pegões
(4) Herdade de Pegos Claros

Informações úteis:
Posto de Municipal de Turismo de Palmela – 212 332 122
Posto Municipal de Turismo Montijo – 212 313 485
Museu Agrícola da Atalaia – 212 323 030
Museu Etnográfico de Canha – 265 897 859

Alojamentos recomendados:
A Serenada Enoturismo – 269 498 014
Amazónia Palmela – 210 878 520
Casa de Atalaia – 212 350 072
Porta da Arrábida Hostel & Suites – 212 337 090
Pousada do Castelo de Palmela – 212 351 226
Quinta de Alcube – 212 191 566
Quinta de Catralvos – 212 197 610
Quinta do Piloto –  212 333 030

Restaurantes recomendados:
3ª Geração, Palmela – 212 350 152
Culto Café – 926 578 578
Dona Isilda – 212 333 255
Galeria – 212 596 585
Pousada do Castelo de Palmela – 212 351 226
Retiro Azul – 212 333 070