A Rota de Vinhos da Península de Setúbal constitui-se como Associação privada sem fins lucrativos, que pretende promover o enoturismo e valorizar os vinhos da Península de Setúbal. É uma organização vocacionada para a promoção de oferta enoturística, através da definição de actividades e percursos de visita no território, com o objectivo de organizar uma oferta turística diferenciadora.
De âmbito regional, coincidente com o distrito de Setúbal, tem actualmente como associados para além das adegas, restauração e alojamento, cinco instituições públicas e uma instituição privada. As Câmaras Municipais de Montijo,Palmela e Setúbal, a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e Entidade Regional de Turismo de Lisboa. A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo entre o Tejo e Sado é também uma entidade associada a este projecto.
Este projecto teve início em 1996, quando a então Região de Turismo de Setúbal – Costa Azul – actual Entidade de Turismo da Região de Lisboa – contacta a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e a Câmara Municipal de Palmela no sentido de formalizar um Protocolo que integrasse as adegas da região numa Rota de Vinhos. Este protocolo deu origem a uma série de investimentos de requalificação das infra-estruturas nas adegas.
Em Fevereiro de 1999, constitui-se a Comissão de Gestão para coordenar o lançamento e divulgação da Rota de Vinhos, tendo coincidido com a inauguração da sua sede – a Casa Mãe da Rota de Vinhos em 1 de Junho de 2000.
Em Novembro de 2002, constitui-se a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal / Costa Azul, com os seguintes órgãos sociais: Direcção, Assembleia Geral e Concelho Fiscal, que visam coordenar as acções e gerir o desenvolvimento da Rota de Vinhos e da Casa Mãe da Rota de Vinhos.
A Associação tem como objecto a promoção e defesa dos vinhos de Indicação Geográfica Península de Setúbal e Denominação de Origem Palmela e Setúbal, o apoio à promoção dos produtos tradicionais de qualidade e certificados como é o caso do queijo de Azeitão com Denominação de Origem Protegida, a articulação das acções com as iniciativas de entidades da região, a promoção do correcto consumo do vinho e o intercâmbio com entidades similares.
A Rota de Vinhos da Península de Setúbal possui um conjunto elementos diferenciadores, nomeadamente o vinho com Denominação de Origem Moscatel de Setúbal, a Casa Mãe da Rota de Vinhos, as adegas com dimensões e ofertas diversificadas, a localização geográfica contextualizada pelo Parque Natural da Arrábida e Reserva Natural do Estuário do Sad, boas acessibilidades com a capital e todo um potencial turístico que a região onde se insere possui.
Subscreva a nossa newsletter.
Bem vindo à Rota dos Vinhos da Península de Setúbal.
Para navegar neste site, confirme que tem mais de 18 anos e aceite a política de privacidade.
Seja responsável e beba com moderação.
Welcome to the Rota dos Vinhos da Península de Setúbal.
To browse this site, confirm that you are over 18 and accept the privacy policy.
Be responsible and drink in moderation.