Gastronomia

UM MUNDO DE SABORES A NÃO PERDER

Tradições gastronômicas da região

Percorrer a Rota de Vinhos da Península de Setúbal é também conhecer as tradições gastronómicas da região. A diversidade proporciona ao visitante uma variedade de iguarias a não perder.

Nas Rotas “Por Terras de Santiago” e “Por Terras do Sado” vai encontrar a rica e saborosa gastronomia do concelho de Palmela, como o Coelho com Feijão, Frango à Moda de Palmela, Galinha do Campo de Cabidela, Pato com Arroz no Forno, Ensopado de Borrego, Bucho com Feijão, entre outras delícias.

Nos produtos regionais destacam-se o queijo de Azeitão, manteiga de ovelha ou o pão cozido em forno de lenha.

Na doçaria, delicie-se com Fogaças de Palmela, Bolinhos de Amêndoa, Santiagos, Palmelenses e o Pastel de Moscatel de Setúbal. Como sobremesa experimente também a Pêra Cozida em Moscatel de Setúbal, Requeijão com Doce de Maçã Riscadinha, Arroz Doce com Leite de Ovelha. Para finalizar, prove uma característica Uva Moscatel ou uma típica Maçã Riscadinha.

Se percorrer a Rota “Por Terras de Colonos, Ferroviários e Antigas Devoções”, surgem os pratos mais característicos do concelho do Montijo, confeccionados à base de carne de porco, como os Lombinhos de Porco com Açorda, Entrecosto com Migas ou Lombo Assado à Montijo. No peixe, destaca-se a Caldeirada à Pescador, Ensopado de Enguias, Massa de Safio, Enguias Fritas com Arroz de Pimentos, Açorda e Peixe Assado na brasa.

Na doçaria surgem os Aldeanos, Queijadinhas de Leite, Pudim de Vinagre e o Bolo de Milho. O queijo Saloio de ovelha é também um dos produtos regionais que aqui pode encontrar.

As diferenças geográficas, paisagísticas e culturais que se encontram ao longo das Rotas “Por Terras da Arrábida” e “Por Terras da Baía de Golfinhos” traduzem-se igualmente numa grande diversidade gastronómica. É assim que em Azeitão predomina uma gastronomia de características rurais, onde se destacam os pratos de aves, como o Arroz de Pato, Cabidela de Galinha ou Feijoada de Frango Frito, assim como várias especialidades de incluem o Bacalhau.

A doçaria assume também um forte protagonismo com as famosas Tortas de Azeitão, Queijinhos de Ovos e os saborosos Esses de Azeitão.

Na cidade de Setúbal, terra de pescadores, a Sardinha é rainha, mas as Caldeiradas, as Sopas do Mar, o Choco Frito ou a Feijoada de Choco são especialidades a não perder.

A riqueza das terras húmidas do Estuário do Sado propicia a aquacultura e a pesca do rio, mas também favorece a produção hortícola. Os atractivos gastronómicos centram-se nas Enguias, Douradas, Camarão do Rio e nas Ostras. Nos acompanhamentos não faltam fresquíssimas Saladas.

Na doçaria, surge um vasto reportório de doces baseados na Laranja de Setúbal. Conheça as especialidades da região e não deixe de as acompanhar com um Moscatel de Setúbal, num dos simpáticos restaurantes.

Existe na região a Confraria Gastronómica de Palmela que tem como principal finalidade a recolha, defesa, divulgação e promoção da gastronomia da região de Palmela, projectando-a a nível nacional e internacional. Também a Confraria da Sopa Caramela existe para promoção desta característica sopa.